quarta-feira, 12 de novembro de 2008

“Quem não tem nada a perder não sabe onde parar”

Estreou na última sexta-feira em Balneário Camboriú, na rede de cinema GNC, o drama Última Parada 174. O filme brasileiro dirigido por Bruno Barreto foi escolhido para concorrer a uma indicação ao Oscar 2009 na categoria melhor filme em língua estrangeira. O longa conta a história verídica das últimas horas de vida de Sandro Barbosa do Nascimento, 22, o seqüestrador do ônibus da linha 174 no dia 12 de junho de 2000, no Rio de Janeiro.

O cinema brasileiro já conquistou mais de 50 prêmios internacionais. Algumas produções já concorreram ao Oscar. Entre elas estão: Central do Brasil de Walter Salles e Cidade de Deus de Fernando Meirelles. O longa-metragem Última Parada 174 concorreu com outros 14 filmes, como Meu nome não é Johnny de Mauro Lima e Os desafinados de Walter Lima Júnior.

O filme Última Parada 174 pode ser considerado uma espécie de espelho da triste realidade brasileira. O episódio traumático do seqüestro transforma Sandro, um menino que passou a viver sua infância na rua depois de ver sua mãe morrer esfaqueada, em um adolescente inconseqüente e violento. O jovem que sobreviveu à chacina da Candelária em 2000, não conseguiu sair vivo deste episódio policial.

Este episódio policial foi acompanhado por milhões de pessoas pela televisão. A administradora Silvana Perosa acredita que a sociedade para de funcionar quando a mídia proporciona ao telespectador vivenciar o momento de aflição. “As pessoas procuram respostas e esquecem de procurar saber os dois lados da história. A grande maioria acaba influenciada pela opinião da mídia”, conclui.

Assista ao Trailer Oficial



O professor de Cinema do curso de Publicidade e Propaganda da Univali, Rafael Bona, comenta que os brasileiros passam a valorizar o cinema nacional apenas quando eles são reconhecidos internacionalmente:








Nenhum comentário: