quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Itajaiense é a única brasileira selecionada para a Mostra Internacional de Fotografia

A catarinense Silvana Leal é a única brasileira selecionada a participar da Mostra Internacional de Fotografia “Corpo Negro”, realizada pelo Governo do Distrito Federal com o apoio do Ministério da Cultura. A mostra aconteceu no dia cinco deste mês no Festival Cara e Cultura Negra em Brasília, e reuniu imagens inéditas de oito fotógrafos de diferentes nacionalidades.

As fotos exibidas na mostra foram feitas em países africanos. Somente as de Silvana foram realizadas em Salvador, na Bahia. Durante o evento, os profissionais fotografaram a cidade para o livro Outros Olhares em homenagem ao aniversário de 50 anos da capital brasileira, que acontece em 2010.
Natural de Itajaí, Silvana se formou em Psicologia pela Univali em 1992 e dois anos depois, se dedicou exclusivamente à arte, através da literatura e da fotografia. No início de sua carreira, a artista morou na França e realizou estudos sobre a literatura do país. Com o resultado de sua pesquisa, ela escreveu o livro “Erotismo proibido nos lábios”, em palavras e imagens, lançado em 2001.

A fotógrafa desenvolve em sua área de pesquisa o estudo do imaginário, reunindo suas experiências com modelos vivos, natureza e textura. Em março deste ano, Silvana dirigiu junto ao artista plástico Ivens Machado o documentário “Um e Outro”, exibido na RBS, no programa Santa Catarina em Cena. Em 2007, ela lançou o livro Todocorpo, que reúne focos orgânicos em ambientes mixados por grafismos.


Confira as fotos e os textos utilizados por Silvana Leal na Mostra Internacional de Fotografia “Corpo Negro”:


Nenhum comentário: