sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Alunos da Univali produzem livro fotográfico

Os alunos do 5º período de Jornalismo da Univali, com a orientação do professor Robson Souza estão produzindo um livro fotográfico. O tema do livro são as crenças populares brasileiras. A idéia é que cada aluno tenha uma página, composta por cinco fotografias e uma frase sobre o assunto abordado.
Esse é o segundo livro produzido por alunos da disciplina de Fotojornalismo. O primeiro, feito no ano passado, buscou inspiração nos textos do escritor brasileiro Nelson Rodrigues e recebeu o nome de A vida como se vê. Segundo Robson Souza, houve algumas dificuldades na primeira edição do livro. “O maior problema foi a arte do livro, já que não temos um profissional específico ou horas destinadas para esta atividade no curso, mas isso foi resolvido com a boa vontade de um aluno, o Diorgenes Pandini, que fez toda a diagramação do livro”. Hoje, o aluno é também monitor do laboratório de fotografia e irá editar o novo livro fotográfico.
De acordo com o professor, a idéia de produzir o livro fotográfico com os alunos surgiu como uma forma criativa de exercitar a técnica e a teoria fotográfica fora do horário de aula. “O livro é uma forma de trabalhar com os alunos a necessidade de pensar conceitualmente a fotografia, trabalhar a informação associada às técnicas de composição, aspecto inerente ao fotojornalismo”.

Atualmente, o livro está em fase de diagramação, a intenção é que ele esteja pronto até a última semana de aula.

Para baixar o primeiro livro fotográfico A vida como se vê, clique aqui:

Nenhum comentário: