terça-feira, 18 de novembro de 2008

Quarteto de Sopros da Amazônia apresenta obra de Villa-Lobos na Univali

A Univali, Campus Itajaí, recebe hoje a partir das 16h, na sala 206 do bloco 26, o Quarteto de Sopros da Amazônia. A apresentação faz parte do projeto 11º Sonora Brasil, promovido pelo SESC. O objetivo é difundir programas culturais, identificados com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

O quarteto é formado pelos instrumentistas Cláudio Abrantes (flauta), Vadim Ivanov (clarineta), que tocam juntos na orquestra Amazonas Filarmônica desde 1997. Ravi Shankar (oboé) e Romeu Rabelo (fagote), foram convidados para participar desta etapa do projeto.

O repertório escolhido para esta apresentação é a obra do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. O integrante Romeu Rabelo considera a peça nacionalista e moderna, com uma linguagem de pouco costume do grande público. “A música do Villa-Lobos que estamos tocando é bem diferente da que todo mundo espera, como o Trenzinho do Caipira ou da Bachianas Brasileiras No.5, que têm belas melodias e que são de fácil compreensão”.

As apresentações acontecem em 63 cidades de 19 estados do Brasil. Romeu afirma que a receptividade dessas músicas é muito diferente. “Tocamos em lugares que têm uma programação de concertos muito variada, mas também tocamos em cidades que nem têm teatro, que talvez o nosso seria o único concerto de música erudita do ano. Enfim, tem sido muito bom e muito gratificante tocar para todas essas pessoas, e muito interessante ver a reação delas a isso tudo”.

A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (47) 3341-7990, na seção de música da Univali.

Nenhum comentário: